São idosos, mas só de faixa etária, pois muitos têm mais vigor, pelo menos de espírito que muitos jovens.
A V edição do Convívio de Idosos de Concelho de Pombal reuniu no passado dia 11 cerca de 450 idosos. Um número superior ao do ano passado, já que este ano as Juntas de Freguesia do Carriço e da Guia tomaram a liberdade de levarem idosos que estavam isolados nos lugares e que não pertencem a qualquer IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social). A praia do Osso da Baleia, no Carriço, foi mais uma vez o palco para esta iniciativa, que contou com uma manhã animada, com passeio à beira mar, uma sardinhada e uma tarde de música e muita dança.
Laurentina Costa, técnica do pelouro da Acção social e uma das responsáveis pelo convívio contou a’ O ECO que este dia é muito positivo para os idosos. “Basta ver pela alegria que eles mostram, a forma como eles estão animado e dançam”, disse.
Acrescentou que “quando é para vir para este tipo de convívios até as doenças e as dores desaparecem”.
Segundo Laurentina Costa este convívio é ainda uma oportunidade de encontro “há pessoas que têm familiares noutras instituições e aqui é uma oportunidade de se reencontrarem”.Participaram neste encontro todas as IPSS do concelho, inclusive a Casa do Povo de Albergaria dos Doze, onde está Ermelinda Antunes. “Estou a adorar o convívio e de ter vindo”, afirmou. Embora um pouco tímida, aos poucos esta idosa rendeu-se aos encantos d’O ECO. Admitiu que “gostava muito de ser uma dançarina, mas agora já não posso. Se conseguisse ia dançar, porque adoro”.Veio ao convívio e espera para o ano regressar, contando que gosta muito de conviver com os outros idosos e é um sítio bonito para se passar uma tarde agradável. Admitiu que ao princípio não estava muito convencida em ir, “mas depois lá me disseram que ia ser giro e resolvi vir.
Esta iniciativa é organizada pelo pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Pombal e todos os anos tem proporcionado aos mais velhos uma verdadeira tarde de convívio.
Texto de Janete Gameiro, Foto: Hélder Ferreira in O Eco de Pombal, ed. 2744, 27 de Setembro de 2007
Um comentário:
E com grande admiração que vejo os bombeiros, um trabalho arduo, elegante e de primásia importancia na vida de uma cidade,
josé willins carriço. militar da marinha do brasil..
Postar um comentário