domingo, 29 de julho de 2007

Os três "R" amigos do Ambiente

Sabia que a incineração de 10 mil toneladas de resíduos pode criar apenas um emprego, enquanto a reciclagem da mesma quantidade pode proporcionar a ocupação de 40 pessoas.
Diariamente, cada um de nós é responsável pela produção de cerca de 1,3 kg de resíduos. No final de um ano são quase 500 kg. Desses resíduos, 9% são embalagens de plástico.
Na freguesia do Carriço a reciclagem também tem sido um tema abordado e têm sido algumas as acções de sensibilização da população.
Na praia do Osso da Baleia todos os anos a época balnear tem iniciado logo após um dia de recolha de resíduos que tem contado com a ajuda dos escuteiros e grupos de jovens.
Nas escolas da freguesia incentivam-se as crianças a realizar posters de alerta para a reciclagem que posteriormente têm vindo a ser colocados na praia.
Pela freguesia são vários os eco-pontos disponíveis para que se possa fazer a separação correcta de resíduos.
O Homem é o único ser vivo que cria coisas e, assim, transforma o meio em que vive. De tal maneira, que algumas das coisas que criou foram tão complexas que "se voltaram" agora contra ele próprio e contra o Ambiente, que é a casa de todos nós. Sim, estamos a falar da poluição...
O Homem foi demasiado precipitado a inventar coisas e a criá-las, que nem pensou no que podia acontecer quando essas coisas deixassem de lhe servir ou se estragassem...
Em resumo, usou os recursos até quase os esgotar e não criou soluções para reduzir os efeitos negativos que causou ao Ambiente.
A parte boa disto tudo, é que agora, ao dar-se realmente conta da gravidade da situação, estamos todos a tentar inverter as coisas...
As embalagens são um exemplo de um problema ambiental.
O fabrico de embalagens de vários tipos gerou grandes consumos (industriais) de energia e de matérias-primas (os materiais necessários para fazer ou fabricar coisas), mas nós todos podemos ajudar a recuperar um pouco o mal feito e que ainda se faz.
Aqui entram os três "R" amigos do Ambiente:
- Reduzir- Reutilizar- Reciclar



Algumas curiosidades

PLÁSTICO
5 garrafas de plástico recicladas dão origem a poliéster suficiente para uma camisola de manga curta XL. Para um par de calças chegam 10 garrafas. Se forem 25, fornecem material para uma camisola.
Cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extracção de uma tonelada de petróleo.
No caso do PET, a reciclagem utiliza (em média) apenas 30% da energia que seria necessária para a produção de matéria-prima virgem.
Devido ao peso reduzido, o uso de plástico em automóveis reduz o consumo de combustível em 4%.
A reciclagem de plásticos permite poupar petróleo e gás natural, as duas matérias-primas neles mais utilizadas.

METAL
Uma lata de bebida pode ser infinitamente reciclada sem perda de qualidade.
O alumínio obtido a partir de embalagens usadas consome apenas 5% da energia necessária na produção de alumínio a partir de matérias-primas minerais.





VIDRO
A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.
Quando se inclui vidro de embalagens usadas na fusão das matérias-primas que entram no fabrico do vidro poupa-se combustível, pois há menos matéria para fundir.
Por cada tonelada de vidro usado incluída no fabrico de vidro poupam-se 1,2 toneladas de matérias-primas originais.




PAPEL/CARTÃO
Uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 a 20 árvores.
A produção de papel reciclado permite poupar água necessária na produção de papel e diminuir o corte de árvores, contribuindo assim para uma floresta sustentável.
O papel higiénico e os lenços de papel contêm entre 60 a 70% de papel reciclado e os jornais podem usar até 100%.
A produção de papel reciclado consome 2 a 3 vezes menos energia que a produção de papel a partir da fibra vegetal.

Reciclar é, para os cidadãos de hoje, mais do que uma atitude de cidadania e um bom hábito, significa que estamos a proteger o ambiente e a pensar num futuro com qualidade e tem sido neste sentido que a Câmara Municipal de Pombal tem vindo a levar a cabo várias acções de sensibilização na Praia do Osso da Baleia. Aproveitando o descanso e descontracção de todos os que visitam a nossa praia, fazem-se jogos incluindo perguntas sobre reciclagem e sobre o meio ambiente. Quem acerta é comtemplado com algumas prendinhas surpreendentes e feitas a partir de materiais reciclados. É o caso das já célebres carteirinhas feitas, por exemplo, com pacotes de leite...
Valorizar, reciclar e reutilizar os materiais é também uma atitude responsável, utilizando um ciclo de renovação e aproveitamento que protege e preserva o Ambiente - a casa de todos nós.
Reciclar embalagens usadas tem as seguintes vantagens ambientais e económicas:
* Poupar matérias-primas
Pensemos em madeira, areia, petróleo, estanho e alumínio. São algumas das matérias-primas que servem de base ao fabrico de materiais, a partir dos quais se faz a maioria das embalagens.
É um bom exemplo da importância da reciclagem das embalagens usadas, que se transformam em matérias-primas secundárias provenientes da recolha selectiva: se os resíduos destas embalagens tiverem mais do que uma vida, estamos a poupar matérias-primas virgens.
* Economizar energia
Fabricar materiais a partir de resíduos consome menos energia do que fabricá-los a partir de matérias virgens.
Muitos dos recursos energéticos que se poupam são fontes de energia não renováveis, como é o caso do petróleo.
*Reduzir a quantidade de resíduos nos aterros sanitários
Quanto menos resíduos tiverem como destino final um aterro sanitário, mais anos de vida útil este terá.
Se todos contribuirmos, aumentamos a esperança de vida dos aterros sanitários, evitando desperdiçar recursos na construção de novos equipamentos destes. Assim, só deverão ser depositados em aterro os resíduos que não podem ser valorizados. É por isso que a participação, de todos nós, na recolha selectiva é fundamental.

Um comentário:

Anônimo disse...

o plastico é no ecoponto amarelo, ai tens uma foto a dizer "plastico" com um ecoponto vermelho. o vermelho é das pilhas