segunda-feira, 21 de maio de 2007

20 de Maio 2007 - Data a não esquecer

O dia começou cinzento para um dia que se fazia antever de grande festa para a Associação Humanitária dos Bombeiros de Pombal. Era o dia escolhido para a comemoração do 95º Aniversário desta instituição, a apresentação dos novos bombeiros que estiveram em formação e a promoção de outros já no activo.
Depois de formados e de hasteadas as bandeiras, os bombeiros prestaram homenagem aos bombeiros e directores já falecidos.
Integrados nas respectivas companhias, os bombeiros desfilaram então pelas ruas de Pombal até ao Monumento de Homenagem ao Bombeiro Voluntário, onde estiveram presentes na cerimónia religiosa, presidida pelo Capelão Manuel Gonçalves, à qual se seguiu uma alvorada com 21 morteiros.
De regresso ao quartel e após um curto intervalo para repor energias, os bombeiros voltaram a formar para o momento que muitos ansiavam, a realização do sonho. Contudo, o tempo que se fez sentir alterou toda a cerimónia prevista para o dia e a parada engalanada de cor vermelha, deu lugar à chuva.
Rapidamente se transferiram as pessoas para o salão nobre do quartel-sede para realizar o juramento e imposição de divisas aos novos bombeiros, promoções e atribuições de condecorações.
A Junta de Freguesia do Carriço foi condecorada com a Medalha de Serviços Distintos - Grau Ouro, que deixou o nosso presidente de junta literalmente de boca aberta e gelado, mas acima de tudo muito emocionado.
Seguiram-se alguns discursos por parte de algumas entidades integrantes.
No final procedeu-se à benção e baptismo de novas viaturas. E lá estavam as nossas meninas...baptizadas com os nomes "Freguesia do Carriço" e "Comunidade do Carriço" e regadas com champanhe pelo nosso presidente de Junta, Sr. Leovigildo.
A fechar as comemorações matinais e a anteceder o almoço servido nas instalações do quartel, realizou-se o desfile em continência do corpo de bombeiros e meios auto.
Após o almoço, com ementa tinóni-tinóni-tinóni, entregaram-se os certificados relativos à formação que proporcionaram alguma ginástica para desmoer o almoço.
Como se a digestão já tivesse sido feita, as comemorações não terminaram sem a praxe habitual na molha aos novos bombeiros, que em grande estilo, formados na parada, foram abençoados desta vez pelas mangueiras dos mais velhos.
"Bombeiro que é bombeiro não passa sem o fogo apagado"

Nenhum comentário: