O DESTACAMENTO DE BOMBEIROS DO CARRIÇO DESEJA A TODOS...

A Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF) inaugurou ontem um novo circuito pedestre da Mata Nacional do Urso, em Pombal, que constitui um projecto pioneiro no relacionamento com as autarquias locais, que passarão a gerir o espaço.
O Osso da Baleia é, sem dúvida, o principal cartão de visita da freguesia do Carriço e um dos grandes pólos de atracção turística do concelho. No entanto, as baixas temperaturas que se fizeram sentir ao longo dos meses de verão ditaram uma baixa afluência dos veraneantes. Consequentemente, adiantou Levigildo Fernandes, os impactos no comércio da praia foram também negativos. A escassez de receitas “não deu para suportar os custos com a manutenção diária da praia”, lamentou o autarca, ao contrário de anos anteriores, em que se registou sempre um equilíbrio entre ambas as partes.
A Praia do Osso da Baleia foi distinguida, na passada semana, pela revista Visão, como boa para “estar só” e “nudismo”.
São idosos, mas só de faixa etária, pois muitos têm mais vigor, pelo menos de espírito que muitos jovens.
A autarquia de Pombal está a desenvolver um projecto de captação de água no terreno arenoso da Mata do Urso, próximo da praia do Osso da Baleia, para garantir o abastecimento total às populações.
Dos vários fogos que assombraram o país, o incêndio florestal que deflagrou em Pousadas Vedras, no concelho de Pombal, foi o que mobilizou mais meios. No combate contra as chamas, estiveram envolvidos mais de 200 bombeiros, apoiados por 57 veículos, e, enquanto a visibilidade permitiu, dois helicópteros, um aerotanque e os dois Beriev BE 200.
para transportar o dobro da água que é transportada pelos mais conhecidos aviões de porte médio do tipo CANADAIR.
Cinco minutos depois do alerta do autarca de Vila Cã, o helicóptero do Centro de Meios Aéreos de Pombal já estava sobre as chamas, iniciando um “exemplar” combate ao fogo.
Na freguesia do Carriço a reciclagem também tem sido um tema abordado e têm sido algumas as acções de sensibilização da população. 


A aquisição de uma ambulância para a 6ª Secção dos Bombeiros Voluntários de Pombal é a causa do convívio no próximo dia 22, domingo.
A Praia do Osso da Baleia, classificada como Praia Dourada, foi em 2005 contemplada com o galardão "Praia Acessível". Este galardão é um projecto da iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, que visa tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, a pessoas com mobilidade condicionada. 

* Respeite os sinais das bandeiras - As bandeiras de sinalização do estado do mar têm as mesmas cores de um semáforo de trânsito devendo ser interpretadas e cumpridas como tal, sendo içadas, preferencialmente, no mastro do posto de praia.
* Evite tomar banho antes de decorridas as 3 horas após as refeições - A digestão dos alimentos leva, numa pessoa saudável, cerca de 3 horas a completar-se, independentemente da quantidade e tipo de alimentos ingeridos (é obvio que quanto mais alimento se ingere e quanto mais indigesto esse alimento, a digestão poderá alongar-se. O mesmo se verifica para a ingestão de bebidas alcoólicas). Durante esse período, o sangue está a fluir com grande intensidade para os órgãos encarregues da digestão (o que cria alguma sonolência). Se uma pessoa, durante a digestão, entrasse para dentro de água, especialmente água bastante fria, as zonas molhadas estariam a uma temperatura bastante inferior à do corpo e haveria então uma rápida chamada de sangue à periferia dessas zonas a fim de compensar o desequilíbrio da temperatura, originando um enfarte neurótico (vulgarmente designado por congestão).
* Ao nadar não se afaste demasiado, nade paralelamente à costa - Nadar para longe é, não só uma ilusão quanto aos dotes natatórios de uma pessoa, mas também correr um perigo absolutamente desnecessário.
* Vigie atenta e permanentemente e de distância próxima as suas crianças - A praia é um elemento muito importante para o desenvolvimento de uma criança mas é preciso estar sempre atento aos seus movimentos, especialmente em praias muito movimentadas.
* Em caso de aflição não hesite em pedir imediatamente socorro - A "aflição" pode ter várias faces; pode ser uma cãibra, um pé preso numa rocha, uma ferida provocada por contacto com objectos cortantes ou contra as rochas, etc. Não há que hesitar, deve-se pedir imediatamente por socorro, mesmo que aparentemente a aflição pareça "ridícula". O melhor é não arriscar nunca; só se vive uma vez...!
Bandeira VERDE: Boas condições para a prática de banhos e natação assumindo as regras e recomendações de segurança.
Bandeira VERMELHA: Prática de natação e banhos perigosas. A simples permanência próximo da linha de água poderá representar risco elevado.
Entrou em funcionamento ontem, segunda-feira (25), um piquete da 7ª Secção de Bombeiros do Oeste. A estrutura está a operar em instalações provisórias, na freguesia da Guia.



